Terra
 
 

 

  • Distância media do Sol: 150 milhões de km
  • Diâmetro: 12.756 km
  • Temperatura: -89ºC a 58ºC
  • Dia/noite: 24 horas
  • Duração do ano 356 dias 6 horas
  • Velocidade orbital: 107.200 km/h
  • Satélites : 1
  • Inclinação do eixo. 23º4´

A Terra é o planeta da vida. É a nave que nos protege em nossa jornada pelo cosmo. Até agora, nenhuma forma de vida foi encontrada em outro local. A terra e a sua atmosfera são constituídas por varias camadas, tal como uma cebola. Os quatro níveis da atmosfera são a exosfera, perto do espaço, a ionosfera, a estratosfera e a troposfera. A estratosfera contem ozônio, que impede os nocivos raios ultravioletas de atingirem a superfície. Quase todos os fenômenos meteorológicos do mundo ocorrem na troposfera.

A crosta terrestre é formada por enormes pedaços achatados a que se dá o nome de placas continentais, e que flutuam no manto de rocha derretida. Como as placas deslizam no manto, existem colisões entre elas, formando-se assim montanhas e zonas sísmicas. Bolsas quentes do manto saem pelas zonas mais fracas da crosta e criam vulcões. A medida que a crosta é desviada dessas zonas, os vulcões vão-se extinguindo.

Mais de 70% da superfície terrestre esta coberta de água.

A Terra gira segundo o seu eixo na direção contraria a dos ponteiros do relógio. É a inclinação do eixo que causa as estações do ano. As partes da terra que estão inclinadas para o Sol tem verão e as que estão inclinadas para o outro lado tem inverno.

A Terra tem um satélite, a Lua, que gira a uma distância média de 384.400 km.

A medida que a Lua gira em a volta da Terra a uma velocidade de 3.672 km/h gira também em torno de si própria a uma velocidade tal, que mantém sempre a mesma face voltada para nós.

Fases da Lua.

A medida que a Lua gira em torno da Terra, vemos diferentes áreas iluminadas pela luz do Sol. Essas são as fases da Lua.

Lua nova, crescente, quarto crescente, Lua cheia, quarto minguante, crescente.

Quando em 20 de julho de 1969, a Apollo 11 pousou na Lua, foi praticamente em silêncio.

 
 

Lá não há atmosfera para transportar o som. A superfície da Lua esta coberta de crateras, formadas pelo bombardeamento de rochas, algumas partiram mesmo a crosta e a lava verteu a superfície. Estas são as manchas escuras visíveis da Terra. A gravidade da Terra arrasta a Lua para a sua órbita, mas a Lua move-se para fora cerca de quatro centímetros por ano. A gravidade da Lua afeta os nossos oceanos, causando as marés e atrasando o movimento giratório da Terra cerca de 1 centésimo de segundo em cada século.

 
 
<< Início // anterior >> // Página Inicial