TESS

O que acha de praticar Astronomia de ponta e ajudar os pesquisadores a encontrar planetas em orbita de outras estrelas? Tudo isso sem sair de casa.

O satélite de pesquisa de exoplanetas em trânsito (TESS) é uma missão da NASA liderada pelo MIT para passar dois anos descobrindo exoplanetas.

O TESS foi lançado em 18 de abril de 2018, a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, e agora orbita a Terra com o dobro da velocidade da Lua.

O Tess, gera diariamente milhares de dados relativos à curva de luz das estrelas, e estes dados precisam ser processados pelos pesquisadores. É nesse ponto que entramos e doamos o nosso tempo, observando os gráficos fornecidos pela plataforma on-line Zooniverse relativos ao Planet Hunters TESS, marcando os possíveis trânsitos planetários e enviando estes de volta a equipe de pesquisa. Assim você pode literalmente descobrir um novo planeta orbitando em torno de uma estrela distante em nossa galáxia!

Achou interessante?

Então aqui está a nossa surpresa de páscoa... de hoje até o dia 20 de abril, estamos lançando um desafio a todos! Quem consegue processar o maior número de gráficos? E quem o fizer até a meia noite do dia 10 de maio, será consagrado o Maior caçador de planetas do nosso Clube de Astronomia Leonardo da Vinci, o vencedor receberá um certificado, uma camiseta do Clube e ainda um livro de astronomia. Gostaria de salientar que os segundo e terceiro lugares também serão contemplados com brindes. Os demais participantes receberão um certificado digital constatando a sua classificação no evento oferecido pelo nosso Clube.

Participe do nosso primeiro desfio astronômico!

As inscrições são gratuitas e estão abertas até a meia noite do dia 20 de abril. Para se inscrever, faça a sua inscrição no site do projeto https://www.zooniverse.org/projects/nora-dot-eisner/planet-hunters-tess/ e envie o seu nome de usuário no projeto, seu nome completo e endereço eletrônico, assim como o número de contato para o nosso e-mail, nasaclubebrasil@yahoo.com.br e boa caçada!

Um fraterno abraço para todos.

Milton Machado