Banner Bandeira

 

ESTRELAS DA BANDEIRA NACIONAL BRASILEIRA

 

A forma como as estrelas são vistas no céu, no início das noites de junho, é a mesma representada na Bandeira Brasileira.

As estrelas e as constelações representadas na nossa bandeira correspondem ao aspecto do céu na cidade do Rio de Janeiro às 8:30h do dia 15 de novembro de 1889; local e data da proclamação da república. Dia após dia, durante o ano, essa mesma disposição se repete no céu quatro minutos mais cedo. No dia 5 de junho de cada ano, às 19:20h, a disposição das estrelas no céu de Belo Horizonte e regiões vizinhas é quase exatamente a mesma representada na Bandeira Brasileira.

REPRESENTAÇÃO INVERTIDA

Na bandeira, o Distrito Federal e cada um dos estados da federação estão representados por uma estrela. São 27 estrelas de 8 constelações que representam  os atuais 26 estados e o distrito federal brasileiros.

 

Carta celeste na banbeira
 

Se nosso desejo é identificarmos no céu essas estrelas, a primeira coisa que devemos notar é que em nossa bandeira todas as estrelas aparecem invertidas (como vistas através de um espelho) em relação à disposição que as vemos no céu. Isso porque segundo a lei No 5.700, de 1 de setembro de 1971, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos nacionais, as estrelas na Bandeira Brasileira, devem ser consideradas como vistas por um observador "Situado fora da esfera celeste".

 

 
<< Início // anterior >> // Página Inicial