Amigos do Sol

Amigos do Sol, o Projeto

Através da observação do Sol pelo telescópio PST e do monitoramento do Clima Espacial através dos dados de sondas e satélites da NASA, o projeto demonstra a força de nossa estrela vizinha, suas explosões e real poder de transformar as nossas vidas de forma positiva ou não.

O Sol influencia a vida na terra de várias formas distintas, o chamado Clima Espacial é completamente desconhecido por grande parte da população brasileira, pois a atividade solar causa fenômenos diversos no clima terrestre, produzindo fenômenos atmosféricos interessantes como as auroras boreais e austrais além das tempestades eletromagnéticas podendo causar danos aos sistemas de distribuição de energia e interferindo em sistemas de navegação por GPS entre outros. O Sol também é nosso aliado quando nos referimos à geração de energia elétrica limpa e renovável.

O objetivo geral do projeto é ajudar as pessoas a entender o potencial do Sol em nossas vidas. Seja de forma positiva, nos aquecendo, induzindo o nosso organismo a produzir vitamina D, trazendo a energia que as algas e plantas usam para produzir oxigênio e até mesmo gerando energia elétrica nos auxiliando na difícil tarefa de economizar dinheiro na hora de pagar a conta de luz.  Da mesma forma alertando quanto ao perigo que corremos ao nos expor de forma desprotegida à sua luz, sob o risco de contrair o câncer de pele (melanoma) que segundo a Associação Brasileira de Dermatologia é uma doença grave que vem se alastrando pelo Brasil de forma muito preocupante. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. Muitos deles poderiam ter sido evitados se as pessoas usassem chapéu, óculos escuros e principalmente protetor solar.

Em resumo o projeto visa suprir a falta de informação que a sociedade tem sobre o Sol e com isso contribuir para o bem estar de todos trazendo mais saúde e alegria para curtir o verão com mais segurança e economia.

Na Escola, através da implantação do Centro de Monitoramento do Clima Espacial, o projeto pretende além deste objetivo básico, inserir os alunos no conhecimento de metodologias de pesquisa e processamento de dados colhidos por telescópios espaciais entre outros. Desta forma, se qualifica também como um projeto de iniciação científica.

A metodologia segue os ensinamentos compartilhados e sugeridos pela UFRGS em parceria com a NASA e o Ministério da Educação tendo sido feito no nosso projeto, a adaptação necessária para a execução do mesmo dentro de nossas possibilidades materiais e de pessoal. Esta adaptação foi feita pelo estudante de Astronomia e pesquisador independente Milton Machado.
Link para o projeto original da UFRGS https://www.inf.ufrgs.br/swac-br/index.html

Abaixo, fotos de vários momentos da execução do Projeto Amigos do Sol no ano de 2019, executado na Escola Municipal João Brazil localizada em Niterói RJ.

01
Dia do lançamento do projeto, Milton Machado, Gabriel e alunos participantes.
02

03
No centro, a diretora da Escola Municipal João Brazil - Prof. Tânia Sena
04
Aluna participante do projeto de Robótica interessada em participar de mais um projeto.
05
Primeiros participantes regulares do Projeto Amigos do Sol
06
Milton Machado em frente ao ponto de acesso aos sites da NASA
07
Apresentação do projeto na sala de leitura (Milton Machado) pequena exposição.
08
Turma do ensino fundamental participando da obsrvação solar.